Sportv inova com truque virtual, mas sofre com delay

Nas últimas edições do ‘Conexão Sportv’, Galvão Bueno tem recebido ao seu lado, o comentarista Paulo César Vasconcelos. Nada demais se não houvesse uma imensa distância entre os dois. Afinal, o primeiro está em Londres e o segundo no Rio de Janeiro. Tudo não passa de um cuidadoso truque virtual que consegue colocar os dois na mesma imagem. O senão fica apenas com a questão do delay que vez ou outra, faz os dois falarem ao mesmo tempo.

Sobre a novidade, aliás, Galvão disse que não passará de uma ‘notinha em um jornal’, segundo o UOL Esporte, mas que erros do programa receberam muita atenção da imprensa e do público no Brasil.

ATUALIZAÇÃO (19h14): O Sportv soltou um realese falando sobre a novidade. Eis a íntegra do mesmo:

Na cobertura dos Jogos Olímpicos de Londres, o Sportv se tornou o primeiro canal da TV brasileira por assinatura a utilizar a tecnologia Realidade Aumentada, que traz qualquer design, objeto ou pessoa para uma imagem em três dimensões proporcionais ao estúdio do canal na terra da rainha. O Canal Campeão começou a utilizar a Realidade Aumentada já na primeira semana de competições olímpicas, com inserções de 22 bases gráficas ao longo do 'Conexão Sportv', programa que fecha a transmissão diária do canal.

Na última segunda-feira, dia 6 de agosto, o Sportv se tornou o primeiro canal da TV brasileira por assinatura a utilizar a tecnologia com seus comentaristas. A produção montou a mesa do mesmo programa, 'Conexão Sportv', na oportunidade apresentado por Galvão Bueno no estúdio em Londres, com os comentaristas Arnaldo César Coelho e Paulo César Vasconcellos, que estavam em outro estúdio, no Rio de Janeiro. Os ex-jogadores de vôlei e comentaristas do Canal Campeão, Nalbert e Carlão, completaram a mesa.

O Sportv usa um sistema que gera gráficos em 3D em tempo real, permitindo a utilização da Realidade Aumentada, que consiste na inserção de elementos gráficos dentro do cenário. Os movimentos das câmeras são transferidos para as peças gráficas, permitindo que os gráficos se movam junto da captação das imagens, dando unidade aos elementos virtuais e reais.

O mesmo sistema é usado para os gráficos ao vivo do Brasil, enquanto o módulo virtual é todo de Londres. As bases foram previamente desenvolvidas sob a orientação e coordenação visual do Sportv e do departamento de arte da Globosat. A implementação é coordenada pela engenharia da Globosat.


Curta nossa página no Facebook.
Siga o Esporteemidia no Twitter.

Postar um comentário

O que achou dessa informação? Compartilhe conosco!

Os comentários ofensivos serão apagados.

O teor dos comentários é de total responsabilidade dos leitores.

Postagem Anterior Próxima Postagem