Fator ‘exclusividade’ é determinante na ausência dos campeonatos europeus na TV Aberta

A temporada do futebol europeu começou sem que os principais campeonatos nacionais do continente estejam na TV Aberta brasileira. Canais como RedeTV! e Esporte Interativo, nem mesmo conseguiram manter os certames que mostraram na temporada anterior, no caso da RedeTV! o Inglês e o Italiano e do EI, o Alemão e o Português. Mas qual seria a principal razão para que o futebol europeu, excetuando-se a Liga dos Campeões, a Liga Europa e algumas copas nacionais, desapareça da TV Aberta? O Esporte e Mídia apurou que tudo passa pelo fator ‘exclusividade’ na aquisição dos direitos.
 
O mercado da TV Fechada anda agitado, especialmente após a chegada do Fox Sports. Agora, as emissoras quando vão negociar os direitos colocam todas as mídias no pacote, inclusive TV Aberta. Assim fez o Fox com o Campeonato Italiano e a Espn com o Alemão, por exemplo. Quando foi renovar os direitos do Campeonato Inglês, a Espn pagou três vezes do que tinha desembolsado antes quando dividiu os direitos com o Esporte Interativo. Pagou mais para levar os direitos de todas as mídias.

A nova ordem é comprar tudo para dizer que é exclusivo. É a concorrência falando mais alto. E quando as emissoras abertas procuram as fechadas para tentar sublicenciar os direitos, o preço cobrado chega a ser cinco vezes maior do que o valor real, informou uma fonte ouvida pelo Esporte e Mídia.

A mesma fonte disse ter um acordo velado entre os canais da TV Fechada para dificultar as negociações quando o Esporte Interativo estiver na disputa. O motivo seria o fato de o EI ser uma emissora esportiva aberta o que representaria uma ameaça aos negócios destes canais. [ATUALIZAÇÃO - 3/9 - 6h07] - Exemplo disso seria um boicote da Espn nas negociações do EI com a NBA e NFL. A fonte informou que, quando o Esporte Interativo, ano passado, anunciou a transmissão do Super Bowl, queria na verdade toda temporada da NFL e só não conseguiu, na época, devido a interferência da Espn.

Curta nossa página no Facebook.
Siga o Esporteemidia no Twitter.

Postar um comentário

O que achou dessa informação? Compartilhe conosco!

Os comentários ofensivos serão apagados.

O teor dos comentários é de total responsabilidade dos leitores.

Postagem Anterior Próxima Postagem