Coluna Fanático por Esporte, por Frederico Silveira (22/5/2014)

6.500 profissionais vão participar da cobertura da Copa

RBS na Copa do Mundo
Na última segunda-feira, o grupo RBS promoveu mega evento, apresentando os profissionais que farão parte da cobertura em diferentes mídias. Ao todo, serão mais de 6.500 pessoas envolvidas, direta e indiretamente, em várias editorias, não só de esportes, mas de variedades, cultura, entre outras. Os números grandiosos se justificam, pois o Grupo RBS quer fazer desta a maior cobertura de sua história, principalmente pelo fato de a Copa ser em casa.

ESPN na Champions League
Outra cobertura grandiosa, se não em número de profissionais, mas em qualidade de conteúdo, é a da ESPN na final da Champions League. Desde o início da semana são feitos boletins diários, de Lisboa, palco da final, e de Madrid, onde os dois times treinam e se preparam para a decisão. Além das análises, todo o ambiente da disputa é trazido para os telespectadores, fomentando o crescimento do futebol europeu no coração e na preferência dos torcedores brasileiros.

Análise Tática
Participei do curso "Como fazer análises táticas na Copa do Mundo", promovido pela PUCRS e ministrado pelo mestre Eduardo Cecconi, jornalista, ex-blogueiro da Globo.com, ClicRBS e Impedimento.org e analista de desempenho do Grêmio. É gratificante perceber o crescimento, embora lento, das análises táticas na mídia brasileira. Entre outros, destaco o Desenho Tático, de André Baibich e Leonel Chaves no ClicRBS, o Olho Tático, de André Rocha na ESPN, e o Painel Tático, de Leo Miranda, no Globoesporte.com

Ricardo Gareca
Ainda na linha de análise tática, o jornalista Renato Zanata, uma das maiores referências em futebol argentino no país, titular do blog Futebol Argentino do Globoesporte.com, publicou interessantíssimo post sobre a carreira de Ricardo Gareca, novo técnico do Palmeiras, principalmente do ponto de vista tático. Leitura obrigatória não só para os palmeirenses, mas para os torcedores que querem entender o modelo que o argentino utilizará. Outro exemplo de como a tática ajuda a entender o futebol e não pode ser segregada nas análises.

"Rivalidade" na NBA
As finais de conferência estão divididas: as do leste, na ESPN, e as do oeste no Space. Normalmente, um canal não faz referência a seu concorrente, mas não é o que temos visto. Principalmente nas transmissões da ESPN, são referidas as datas e horários dos jogos do Space, que também passa algumas informações a respeito da concorrente. Medida saudável e que beneficia os telespectadores.

Microfones abertos
Faz tempo que os microfones abertos no futebol são discutidos, pois a linguagem à beira do gramado é recheada de palavrões e impropérios. Mas ontem, na transmissão de Inter x Coritiba pelo Sportv, os telespectadores foram brindados com xingamentos de torcedores do Coxa durante o jogo inteiro. Por vezes, era até difícil ouvir o que o narrador estava dizendo. Constrangido, Luiz Carlos Jr. a todo momento referia que os torcedores estavam criticando bastante o seu time.

Cardápio do Findi
O acontecimento esportivo do final de semana, obviamente, é a final da Champions League, que ocorre no sábado, às 15:45. A ESPN anuncia um Abre o Jogo todo especial, mas outras emissoras também estarão in loco em Lisboa, para a transmissão do jogaço entre Real x Atletico.

Frederico Silveira - colunista do Esporteemidia.com
CONTATOS:
Email: fredssil@hotmail.com
Facebook: frederico.dasilveira



Postar um comentário

O que achou dessa informação? Compartilhe conosco!

Os comentários ofensivos serão apagados.

O teor dos comentários é de total responsabilidade dos leitores.

Postagem Anterior Próxima Postagem