Para o colunista, Copa do Mundo no Brasil é sucesso |
É um momento único para o Brasil, e por consequência para a mídia brasileira. A Copa é um sucesso estrondoso, gera interesse até em pessoas que não gostam de futebol, movimenta coberturas das mais diversas. Canais de televisão trouxeram ex-jogadores brasileiros e estrangeiros, técnicos, analistas, repórteres espalhados pelo mundo todo, nos países que disputam a Copa. Jornais e revistas dão ampla cobertura para os acontecimentos dentro e fora de campo, as rádios fazem um trabalho interessante e competente, os canais de internet oferecem diversas opções de assuntos relacionados à Copa, que já está sendo considerada como a melhor de todos os tempos.
Extraordinários
Sem exagero, o programa 'Extra ordinários', do SporTV, é uma das coisas mais inovadoras que surgiram na televisão esportiva brasileira nos últimos tempos. Começou meio bagunçado, mas desde a primeira edição já se via muita qualidade nos debates. Quando organizou um pouco melhor o momento de cada integrante falar, ninguém segurou mais. Fez pessoas que não gostam tanto de futebol assistirem e se interessarem pelo esporte. Tanto sucesso fez com que o canal esteja pensando na inserção do programa em sua grade após a Copa.
Opções
Somando as opções da TV fechada com os canais abertos, cada jogo da Copa pode ser visto em diversas emissoras. Entre imagem, som, equipe de transmissão, cada um tem seus critérios na hora de escolher onde assistir. Eu particularmente tentei assistir em vários canais diferentes, até para poder compará-los. Nas próximas linhas, farei um resumo do pior e do melhor em cada canal:
Globo - Podem criticar, mas a narração de Galvão Bueno ainda é um diferencial, e não só nos jogos do Brasil: vi Uruguai x Inglaterra com a sua narração e me diverti muito. Juninho Pernambucano é uma revelação como comentarista, análises precisas e seguras. Não gostei de Alex Escobar narrando, dá um ritmo diferente do jogo e faz algumas brincadeiras um tanto sem-graça.
Band - O melhor da Bandeirantes é a narração de Oliveira Andrade, uma voz excelente, narração limpa e precisa, no tom certo. O time de comentaristas ex-jogadores da Band, pra mim, ainda deixa a desejar, tanto Neto quanto Denílson e Edmundo. As narrações de Téo José e Nivaldo Prieto são de bom nível. Já a de Datena não me agradou: ele narra comentando o jogo, perde lances e dá um ritmo estranho ao jogo.
FOX Sports - Achei interessantíssima a dinâmica de ter o Fox Sports 2 com uma narração bem-humorada, e o Fox Sports com a narração normal. Era divertido ficar trocando de canal, parecia outro jogo entre um e outro. Outro destaque positivo é o time de comentaristas, principalmente Mário Sérgio, Falcão e Luxemburgo. A imagem não era das melhores, ao menos na minha tv, mesmo que em HD.
ESPN - O grande problema é o som, bem mais baixo do que em outras emissoras. Alguns comentaristas ex-jogadores foram divertidos, mas trouxeram situações inusitadas, como Loco Abreu e Freddy Rincón, que torceram por suas seleções no ar. De resto, manteve o bom nível de sua equipe, tanto nas análises quanto nas narrações e comentários. Destaco o comentarista Rafael Oliveira, com grande conhecimento tático e dono de análises precisas e fáceis de entender.
SporTV - Na minha avaliação, a melhor combinação de som, imagem e equipe de transmissão. Manteve a qualidade de sempre, e agregou muita informação e ambiente das partidas, com repórteres espalhados em diferentes locais, onde ocorrem as partidas e nos países de origem. Destaco os comentaristas Ricardinho e Ricardo Rocha, belas aquisições do canal.
Cardápio do Findi
Nenhuma dúvida: as oitavas de final da Copa do Mundo, com dois jogos no sábado (uma mini-Copa América) e dois jogos no domingo. Bom apetite!
Frederico Silveira - colunista do Esporteemidia.com
CONTATOS:
Email: fredssil@hotmail.com
Facebook: frederico.dasilveira