(Foto: Divulgação) |
Desde maio de 2015, Cleber Grabauska e Junior Maicá mergulharam na memória do Sala de Redação. Ao todo, 27 pessoas foram entrevistadas. Com o apoio de Cláudio Brito, um dos integrantes da primeira formação do programa; Lauro Santos, filho de Cândido Norberto, criador da atração; pesquisas no acervo de Zero Hora, realizadas por Letícia Coimbra; e imagens no arquivo da RBS TV, eles conseguiram recontar a história desses 45 anos.
A ideia surgiu de Cleber, que já tinha escrito o livro “Sala de Redação – a Divina Comédia do Futebol”, em 1998, com o professor José Coiro.
"O primeiro livro era uma série de entrevistas com pessoas que fizeram ou faziam parte do Sala. Esse é um resgate histórico que relaciona o programa com o esporte, a Rádio Gaúcha com o jornalismo", explica o comentarista Cleber Grabauska.
O 'Sala de Redação' foi criado em 1971 por Cândido Norberto, que apostou na informalidade, lançando um programa que promovia a conversa entre colegas e ouvintes. O Sala foi responsável por alavancar a Rádio Gaúcha em tempos difíceis, trazendo de volta o departamento de esportes da emissora que havia sido fechado após a Copa de 1970. A atração já teve em sua mesa de discussão nomes como os dos jornalistas Cid Pinheiro Cabral, Ibsen Pinheiro, Oswaldo Rolla (Foguinho), Ruy Carlos Ostermann, Lauro Quadros e Paulo Sant’Ana.
Em seu primeiro formato, começava às 11h00 e terminava às 14h00, produzido diretamente da redação de Zero Hora, de segunda a sábado. Até as 13h00, o programa trazia notícias e informações, e depois entrava no ar o debate esportivo.
A formação atual conta com o apresentador Pedro Ernesto Denardin; os jornalistas Adroaldo Guerra Filho (Guerrinha) e Wianey Carlet; o ex-presidente do Grêmio, Luiz Carlos Pereira Silveira Martins (Cacalo); o ator e colunista Zé Victor Castiel; e o músico João de Almeida Neto.
"O Sala de Redação, inegavelmente, é um dos maiores programas de rádio no Brasil. Para a Rádio Gaúcha, ele tem uma importância transcendental. Por ali passam ou passaram grandes grifes e, até hoje, o programa se mantém com grande sintonia, discutindo tudo que tem a ver com futebol", afirma Pedro Ernesto.
Como parte da comemoração, o Sala teve edições fora do estúdio, em Canoas e no Home Center da Tumelero no Shopping Total. No dia 14, o time vai estar na sede da Unimed em Porto Alegre.
Na segunda-feira (11), o público vai poder comprar o livro e pegar autógrafos de integrantes e ex-integrantes do programa no Gaúcha Sports Bar, em Porto Alegre, a partir das 19h30.
Baixe nosso APP para todos os tablets e smartphones.
Curta nossa página no Facebook.
Siga o Esporteemidia.com no Twitter.
Nos acompanhe no Google+.