Colunista faz análise do que acompanhou na Rio-2016 (Imagem: Reprodução) |
O primeiro deles foi o humor da Folha de SP, Estadão e ESPN. Não tenho Facebook, mas passei um tempo no Twitter acompanhando as postagens de manchetes e textos deles. Não sou fã de pachequismo, mas é impossível não se sensibilizar com as vitórias da Rafaela da Silva ou do Isaquias Queiroz, atletas que possuem parco apoio mas foram lá, viram e venceram. Entretanto os meios de comunicação citados sempre davam um jeitinho de realçar o lado negativo de uma vitória (?) e beirava o desmerecimento, com comparações esdrúxulas.
Boa parte do evento acompanhei pela Globo.com, que possuía comentarista e narrador próprio e ia mudando a transmissão do evento de maneira a abranger o máximo possível de esportes. É preciso destacar o admirável conhecimento do comentarista. O cara sabia regras sobre todos os esportes e falava tranquilamente sobre cada uma delas, explicando como funcionava e o que não deveria acontecer. É um raro exemplo de como se preparar e estudar o esporte. Muito diferente de um determinador narrador do SPORTV escalado para o hóquei que não sabia regras e nem nome das atletas e falava apenas “a jogadora”, “a inglesa” etc.
Alipio Jr. - colunista do Esporteemidia.com
Tivemos jornal dando ênfase aos distribuidores de camisinha que andavam pela Vila Olímpica, esquecendo que temos uma centena de jovens convivendo juntos e isso seria comum, como o Giba já disse no Globo Esporte, em um quadro de entrevistas. O lado da fofoca adorou essa notícia e aquela da nadadora ter levado outro atleta para o seu quarto e pedido para a parceira se retirar. Verdade ou não, sabemos que para a imprensa o que vale é a possibilidade disso ter acontecido.
Sendo assim tivemos uma Olimpíada animada, com muita informação de todos os estilos e para agradar quem tinha interesse esportivo ou não. A única lamentação é que não tenhamos tanta preocupação por parte dos canais em dar o mesmo destaque aos Jogos Paralímpicos. Isso diz muito sobre a nossa sociedade.
Um grande abraço e até a próxima.
Baixe nosso APP para todos os tablets e smartphones.
Curta nossa página no Facebook.
Siga o Esporteemidia.com no Twitter.
Nos acompanhe no Google+.