Albio Melchioretto #104: Três ideias e nenhum título

Entre outros assuntos, colunista fala sobre a chegada dos canais Esporte Interativo a Sky (Foto: Reprodução)
Esta semana quero falar de três assuntos, retomar a discussão das colunas anteriores sobre o espaço para além do futebol; apontar uns pitacos sobre os canais Esporte Interativo chegando na Sky e por último, um momento nerd, falar de História em Quadrinhos.

Copa do Brasil de futebol feminino
Nos últimos dias visualizei no YouTube um vídeo de 2014 chamando Candidato Genérico. Nele o autor brinca sobre os passos para a gravação de um vídeo para campanha eleitoral. Próprio para este tempo que estamos vivendo. Ao visualizar lembrei que poder-se-ia construir um vídeo deste tipo para as transmissões do futebol feminino. Em toda competição a mídia começa desconfiada, após os primeiros jogos torna-se eufórica, esquece dos adversários, acredita piamente que seremos campeões. Na derrota, longos discursos de mudança até terminar a transmissão. No dia seguinte tudo volta ao esquecimento, como se os discursos seguissem um tutorial. Esqueci de algo? Pelo menos tenho vivenciado isto nos últimos torneios que acompanhei. O esquecimento é tão forte, que estamos vivenciando (ou não!) a primeira fase da Copa do Brasil, nenhum canal está mostrando, e quase todos realizam o script do sucesso – fracasso – indignação. A mídia está repleta de discursos oportunos, por que a indignação e a exigência de respostas, tão direta como foi a da Bandeirantes na disputa pelo bronze feminino é silencia e assistimos a invisibilidade do futebol feminino? Até as “emas do Alvorada” já perderam a paciência para entender as modinhas de narrador cobrando posturas num momento e noutro puxando palmas!

Albio Melchioretto (Colunista)
Contato: albio.melchioretto@gmail.com
Twitter: @amelchioretto

Canais Esporte Interativo na SKY

Finalmente os canais esporte interativo terão lugar na grade da operadora SKY. Os assinantes desta operadora terão acesso aos três canais de esporte do grupo Turner. Bom, finalmente não vamos mais aguentar a gritaria dos narradores pedindo para ligar, e nem as redes sociais não estarão mais entupidas de acusações entre as partes pela inclusão e negociações infundadas. Mas esta discussão, há lados? A inclusão ou a não inclusão depende de uma lógica de mercado e não da gritaria. Será que esta pressão deu resultado? Penso que não. A Sky mantém uma lógica de troca de canais, e como ficam os aficionados destes canais que sairão? Será que veremos Tom e Jerry com anúncio de volta Boomerang?

Narcofútbol
Pelo Twitter do site Trivela tive acesso ao material do site RiscaFaca. O HQ embarca no sucesso que as histórias de Pablo Escobar tiveram no Brasil e desenham em nove páginas da história do futebol colombiano. Passam rapidamente pelos campeonatos “piratas”, pelos investimentos de Escobar, o traficante com o paralelo do Escobar (mártir). O HQ não aprofunda nada, apenas dá a entender muita coisa. Mas para conhecer um pouco do universo de nossos vizinhos que variam do quase sucesso ao fracasso já sabido, é interessante. Este tipo de iniciativa é mister para tornar as histórias que cercam o futebol acessível a um público diferente daquele da bola. O futebol, como esporte nacional, ocupa um espaço no imaginário popular e poder ser explorado por multimeios. Pensar para além da caixinha. Parabéns ao RiscaFaca pelo Narcofútbol, fica aqui minha dica cultural da semana!

Três assuntos díspares, e você caro leitor? O que pensa sobre eles? Conseguiu acessar o HQ? Indicaria para alguém?

Baixe nosso APP para todos os tablets e smartphones.
Curta nossa página no Facebook.
Siga o Esporteemidia.com no Twitter.
Nos acompanhe no Google+.



Postagem Anterior Próxima Postagem