Alipio Jr. #105 Furando o vazio

Colunista lembra informações falsas passadas por jornalistas esportivos (Foto: Reprodução)
Num mundo onde informação é poder e há uma disputa gigantesca por likes a cada dia, é preciso muito cuidado quando se procura afirmar algo. Normalmente o jornalista crava uma hipótese como verdade no afã de ter a primazia da notícia e esquece que hoje é muito mais fácil conferir se é verdade ou não, gerando assim verdadeiros micos do jornalismo esportivo.

Quando falo de tentativa de furo jornalístico que se transformou num gigantesco mico, logo me vem à cabeça Neto, o péssimo comentarista da BAND que tuitou a vinda do ex-jogador Seedorf para o Corinthians, dizendo na época que havia sabido através de uma confidência do também ex-jogador, Ronaldo Fenômeno.

Como todos sabemos, Seedorf acabou aportando no Rio de Janeiro para jogar no Botafogo e o Corinthians havia sido apenas mais um dos muitos times interessados nele, sem qualquer comprovação de chegar longe na negociação. Então o desejo de sair na frente fez apenas passar vergonha.

Outro grande vexame veio lá do Sul do país, protagonizado pelo Luiz Zini, do jornal Zero Hora. Pelo que pesquisei, aliás, esse é um daqueles que adora cravar possibilidades que passam longe de serem verdadeiras. Há alguns anos atrás disse que o técnico Cuca estava sendo esperado em Porto Alegre para assinar com o Grêmio e no final das contas, ele assumiu o Atlético Mineiro.

Alipio Jr. - colunista do Esporteemidia.com
@alipioj
Recentemente esse mesmo Luiz Zini passou do limite do vexame. Disse em um programa esportivo que o Manchester City estava extremamente decepcionado com o desempenho do técnico Pep Guardiola, depois da goleada aplicada pelo Real Madrid. City x Madrid? Esse jogo aconteceu em que dia? Nem na pré-temporada! A não ser, claro, que tenha sido um jogo secreto e o único espectador foi o sortudo jornalista.

Encerraremos com outros dois, que adoram bradar exclusividade. O patético (termo que ele adora usar para adjetivar seus detratores) Mauro Cezar, da ESPN. Dizendo-se torcedor de um time argentino, o comentarista carioca faz de tudo para parecer ter certeza nos anúncios. Esta semana disse que a dupla Fla/ Flu assumiria o Engenhão, informação negada por todos os envolvidos. No seu texto, dizia que o clube aproveitaria os novos telões (que são do COI e serão retirados após o fim das Paralimpíadas) e “tomariam” a concessão da Prefeitura/ Botafogo.

Expediente similar é utilizado por Renato Maurício Prado. Durante muito tempo usou sua coluna no jornal para criar personagens que aventavam as novidades oriundas da Gávea e de alguns outros clubes. Quando a atual diretoria do Flamengo assumiu, cortou suas fontes e desde então passou a ser um detrator dos administradores que corrigiram erros no clube e fizeram dele um exemplo a ser seguido no país.

Sendo assim só nos resta aconselhá-los a ir devagar com o andor. Sabemos que é importante noticiar e sair na frente dos demais, entretanto é preciso apurar melhor ou pelo menos deixar uma brecha para o infortúnio que puder ocorrer. Dar certeza de algo que não se tem certeza, serve apenas para virar motivo de chacota depois.

Um grande abraço e até a próxima.

Baixe nosso APP para todos os tablets e smartphones.
Curta nossa página no Facebook.
Siga o Esporteemidia.com no Twitter.
Nos acompanhe no Google+.



Postagem Anterior Próxima Postagem