Jornal de Manaus admite erro em manchete; 'meninas dão de quatro'

Manchete do jornal 'Manaus Hoje' provocou discussões nesta terça-feira (Reprodução)
Você provavelmente se deparou nesta segunda-feira (12), em alguma rede social, com a foto de uma página do jornal Manaus Hoje. A imagem trazia uma manchete referente à vitória da seleção brasileira feminina de futebol sobre a Rússia, na véspera, por 4 a 0. Mas, segundo o UOL Esporte, por Diego Salgado e Emanuel Colombari, a manchete provocou polêmica, e por motivos bastante claros: "Meninas dão de quatro".

Entre a comunidade que acompanha o futebol feminino, a escolha de palavras foi recebida com incredulidade. "Fiquei estarrecido na hora que vi essa manchete", afirmou o jornalista Rafael Alves, responsável pelo site Planeta Futebol Feminino. "Um amigo me enviou. Na hora compartilhei para que que algo pudesse ser feito em relação a essa falta de respeito", completou.

A opinião é semelhante à de Renata Mendonça, jornalista da BBC Brasil e uma das responsáveis pelo coletivo Dibradoras. "A maioria das piadas que fazem (no jornal) é de cunho sexual com corpo de mulheres. Achei que foi uma tremenda falta de respeito. Especialmente em um momento desse, em que temos a primeira mulher técnica de uma seleção de futebol estreando no comando do time (Emily Lima). Tem a Formiga se aposentando, a maior atleta da história do esporte brasileiro. Nunca nenhum atleta disputou seis Olimpíadas. E eles dão a notícia com esse tom", afirmou Renata, que foi além.

"Nunca se fala de futebol feminino e quando falam escrevem isso. Achei completamente desapropriado, um apelo desnecessário. Acima de tudo uma falta de respeito com a história dessa seleção que quase nunca tem atenção e agora merecia mais do que nunca", completou.

No jornal amazonense, as críticas recebidas levaram a uma "autoavaliação". Segundo Elton Rodrigues, editor-executivo do Manaus Hoje, a edição de terça-feira do diário trará uma retratação na mesma página em que foi publicada a manchete polêmica desta segunda-feira.

"A gente fez uma autoavaliação e admitiu que cometeu um erro. Passamos do ponto. Estamos preparando uma nota para amanhã pedindo desculpas", disse Rodrigues, por telefone.

Segundo o jornalista, o jornal não chegou a receber críticas diretas da CBF ou de jogadoras pela publicação. "Mas, mesmo sem receber, teremos a nota pedindo desculpas", afirmou ainda, admitindo o que chamou de "aprendizado".

A vitória por 4 a 0 sobre a Rússia foi a segunda da seleção brasileira feminina no Torneio Internacional de Manaus - antes, a equipe comandada por Emily Lima venceu a Costa Rica por 6 a 0. Já classificado à final, o Brasil enfrenta a Itália (também finalista) na quarta-feira, às 22h15, na Arena da Amazônia. O confronto define quem terá a vantagem do empate na decisão.

ATUALIZAÇÃO: O jornal publicou nesta terça-feira, em meia página, uma retração por causa da manchete do dia anterior, admitindo o excesso e classificando o título como um "erro lamentável". No lugar reservado a foto, a publicação coloca uma capa da edição do dia 8 de março de 2016 (Dia internacional da Mulher) na qual trazia diversas histórias sobre mulheres amazonenzes.

"A edição de segunda-feira do jornal MANAUS HOJE , na página 22, cometeu um erro lamentável de edição. Ao manchetar na página "MENINAS DÃO DE QUATRO", o MH saiu da linha editorial recomendável e deu uma pisada na bola com a seleção feminina e, por tabela, com todas as mulheres de dentro e de fora do esporte", diz o início do texto desta terça.

"Hoje usamos nosso espaço para pedir desculpas pelo erro, cientes de que uma avaliação interna não nos deixou dúvida do erro e da necessidade contínua de pensar o exercício da profissão. Também gostaríamos de lembrar que em vários momentos ao longo do ano trabalhamos para valorizar e reconhecer o papel feminino na sociedade. No dia 8 de março deste ano o MANAUS HOJE foi o único jornal da cidade a dedicar uma edição especial às mulheres, prova de que nosso trabalho é pautado também pelos direitos e valores delas", prossegue.

Aproveitamos também para ressaltar que recebemos as mensagens de protesto de leitores, que servem de base para nossa reflexão. Todos os dias tentamos levar o melhor jornal possível às ruas, o que não nos livra da possibilidade de cometer erros, pelos mais variados motivos e das mais variadas formas. Desta forma cabe à redação do MANAUS HOJE reconhecer a falha e trabalhar para que ela não se repita. Mais uma vez, pedimos desculpas às meninas da seleção, às mulheres e a todos que se sentiram ofendidos com a infeliz chamada. Repetindo a manchete do jornal do dia 8 de março, sem vocês, mulheres, nós não somos nada", completa o jornal.


Curta nossa página no Facebook.
Siga o Esporteemidia.com no Twitter.
Nos acompanhe no Google+.



Postagem Anterior Próxima Postagem