COLUNA #148 | A teoria da conspiração na análise do futebol, por Alipio Jr.

Colunista comenta publicação de ex-comentarista do SporTV nas redes sociais (Reprodução)
Olá a todos!

Comecei a semana esperando falar sobre uma novidade que apareceu no meu dial e já tinha toda a coluna rascunhada quando resolvi deixá-la pra outro dia e falar sobre algo mais grave que surgiu hoje:

A acusação do comentarista Luiz Ademar, famoso por conhecer o futebol do interior de São Paulo ou como ele mesmo já disse, “futebol caipira”. Foi presidente da ACEESP no passado. Em uma de suas redes sociais, foi categórico sobre a orientação que recebia dos seus chefes, quando trabalhava no SPORTV, para fazer comentários mais incisivos sobre os times que assinaram com a concorrência.

Todo torcedor tem uma teoria da conspiração montada. Todo torcedor acha que os comentários são feitos de um jeito para o seu time e de outro mais ameno quando se trata do rival. Há provas cabais disso. Estes dias um determinado jornal elogiava a vitória por 1-0 de um time carioca e tratava como preocupante uma vitória de 1-0 de outro time paulista, ambos em começo de temporada.

A primeira coisa que muita gente acaba fazendo é desqualificando o profissional. É dizer que está magoado com o antigo empregador, numa tentativa de parecer que saiu por cima, de posar de honesto. Pode ser.

Ao conjecturar sobre as possibilidades sempre é possível imaginar que ainda que não seja de maneira tão explícita, a concorrência sempre será desleal quando falamos de milhões e no país que vivemos. Se um superior te dá um indicativo de como tratar um “desertor”, isso pode ser feito diretamente ou indiretamente e se a mensagem for bem recebida, você fica lá no seu cantinho, sem ser incomodado pois todos entendem que está cumprindo com o que foi designado.
Contudo também pode não ser.

Alipio Jr.
@alipioj
Luiz Ademar também pode ter sido vítima da sua própria segmentação de entendimento. Explico. Se ele é especialista num determinado segmento, precisa ter cuidado em demonstrar que é especialista em outros também. É possível enumerar vários comentaristas que são estudiosos de um campeonato de mais de um país e nem me refiro ao lado europeu, aqui na America do Sul mesmo.

Ao tentar ser especialista no interior, Luiz Ademar nunca foi um talento da análise nos demais jogos que pude vê-lo trabalhando. Assim como também já achei alguns comentários tendenciosos quando times de outros estados enfrentavam times do interior paulista. Quando comentou ele estava sendo orientado ou o fez por conta própria?

Sendo assim não dá para tomar o que ele está dizendo como verdade absoluta e dizer que a emissora é a vilã da situação, entretanto também não dá pra descartar tudo. Precisamos ficar em cima do muro e acompanhar cenas dos próximos capítulos.

Abraços e até a próxima.

Curta nossa página no FACEBOOK.
Siga o Esporteemidia.com no TWITTER.
Nos acompanhe no GOOGLE+.



4 Comentários

O que achou dessa informação? Compartilhe conosco!

Os comentários ofensivos serão apagados.

O teor dos comentários é de total responsabilidade dos leitores.

  1. ESSE CARA É DO NIVEL DO CANAL DA GRITARIA #CavandoVagaNoEI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho essa opinião, mas parte do q ele disse deve ser verdade mesmo, típicas imposições da rede esgoto de se vingar.

      Excluir
  2. Uma sugestão ao blog. Será que da pra colocar um cor nas letras dos textos mais forte? essa cor atual num fundo branco dificulta a leitura, eu não sei os outros leitores mas eu tenho que forçar os olhos para ler e me causa uma certa dor nos olhos isso.

    Uma pequena sugestão mesmo, abraços.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem