(Reprodução) |
Os clubes esportivos utilizam cada vez mais os softwares de CRM, como o webCRM por exemplo (clique aqui para saber mais sobre este software). As 7 razões para a explosão atual do CRM no esporte são:
1: Explosão online
A interação entre os times e os fãs está acontecendo cada vez mais online. As compras de bilhetes, interações com o site ou páginas nas redes sociais geram dados que podem ser usados pelos times para perceber melhor seus fãs e para construir melhores campanhas de marketing no futuro.
2: Os patrocinadores estão exigindo
Os patrocinadores já não querem só saber da marca do clube, agora estão interessados em conhecer os seus “clientes” também. Eles querem saber suas informações demográficas, comportamentais e suas preferências.
3: Tecnologia melhorada
Há alguns anos a implementação desse tipo de software era cara e existiam muitos problemas no seu funcionamento. Atualmente tudo isso mudou e os clubes podem ver resultados mais rapidamente no que diz respeito à venda de ingressos e de merchandising.
4: CRM se tornou um posto de trabalho em alguns times
Se recuarmos 10 anos, quase nenhum time empregava pessoas para se dedicarem exclusivamente ao gerenciamento do relacionamento com o cliente, mas atualmente isso mudou. Quase todos os maiores times empregam pessoas para tratarem apenas de CRM.
5: Os dados estão provando que são um fator chave para o engajamento dos fãs
Atualmente, os fãs estão interagindo com os clubes em mais plataformas do que nunca. Isso está dando aos clubes uma quantidade de dados enorme sobre cada fã em específico, o que possibilita por exemplo fazer uma segmentação e criar ofertas específicas para cada segmento.
6: Os eventos esportivos precisam de desenvolvimento de produto
Nos dias que correm existem muitas alternativas aos esportes como forma de entretenimento. Existe TV por cabo, streaming online, a internet, etc. Por isso se torna cada vez mais necessário que os clubes ofereçam atividades para entreter o público antes, durante e depois das partidas e só se consegue determinar uma boa oferta analisando os dados atuais dos fãs.
7: As melhores práticas estão sendo compartilhadas
Os times esportivos não competem por fãs e por essa razão é mais fácil que as pessoas que trabalham em CRM num clube possam compartilhar informações com pessoas de outros clubes. De uma forma geral, esse compartilhamento de informações pode até ser bom para o esporte em causa pois pode torna-lo mais inovador e, portanto, mais apelativo para os torcedores e simpatizantes.
Curta nossa página no FACEBOOK.
Siga o Esporteemidia.com no TWITTER.
Nos acompanhe no GOOGLE+.
Tags
Diversas