(Bruno Cantini/Atlético-MG) |
De acordo com o UOL Esporte, por Victor Martins, uma série de fatores explicam o motivo de duas partidas no mesmo estádio e separadas por pouco mais de quatro horas. Uma delas tem a ver com a Globo.
Por força de contrato, o clássico entre Atlético e Cruzeiro da primeira fase do Mineiro não é transmitido pela Globo, detentora dos direitos da competição. A estratégia é não passar o jogo mais atrativo da competição para aumentar a receita com a venda de pacotes no Pay-PerView.
Sem ter o maior duelo do futebol mineiro na grade, a Globo escolheu América/MG x DemocrataGV para ser o jogo da rodada televisionado para boa parte de Minas Gerais, o que já se tornou um costume em situações do tipo. Com exceção dos clássicos com Atlético e Cruzeiro, o América só é transmitido na TV aberta na rodada em Galo e Raposa se enfrentam.
Como o jogo do América tem de ser no domingo, às 17h00, para atender a detentora dos direitos de transmissão, bastava o clássico entre Atlético e Cruzeiro ser disputado no sábado, como aconteceu no ano passado. Porém, de acordo com a assessoria de imprensa da FMF, a entidade optou por não tirar o jogo do domingo por causa das participações de Cruzeiro e Atlético nas Copas Libertadores e do Brasil, respectivamente.
A agenda, porém, tecnicamente não impediria a realização do jogo no sábado. Mesmo jogando fora de casa, Cruzeiro e Atlético/MG teriam mais de dois dias de intervalo entre um jogo e outro, sendo que o Galo, com a agenda mais apertada, atuou em território nacional. A própria Federação Mineira de Futebol (FMF) admite que a sugestão de o clássico ser disputado no domingo, às 11h00, foi da própria televisão.
Siga o Esporteemidia.com no TWITTER.
Nos acompanhe no GOOGLE+.