(Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação) |
A Globo fez uma proposta igual para todos os clubes que acertaram acordo de TV Fechada com o Esporte Interativo. Pelo modelo proposto, haveria uma redução em relação aos outros quando exibições de jogos nos canais da Turner interferissem nos direitos de TV Aberta e PPV. A tendência é que isso ocorra na maioria das partidas.
Essa redução iria variar entre 5% e 20%, dependendo das partidas do clube. De resto, a proposta é similar a de outros times, com divisão do bolo de 40% igual, 30% por exibição na TV e 30% por posição no campeonato. O PPV será distribuído por número de assinantes do time. Atlético/PR e Bahia já tinham rejeitado essa proposta, e reclamaram do Santos por fechar o acordo com a Globo sem ouvi-los, já que tinham compromisso de negociar em conjunto.
Os dirigentes do Palmeiras decidiram negociar sozinhos, mas não gostaram do que ouviram. No clube, há a visão de que, se a Globo mantiver o efeito redutor no contrato, não vale nem sentar na mesa para conversa.
Do lado da Globo, é visto como normal o vaivém nas conversas. "Há negociações em andamento com o Palmeiras. Não podemos comentar, mas é uma negociação complexa, com muitas idas e vindas", afirmou o diretor de direitos esportivos da Globo, Fernando Manuel.
As conversas se tornaram tão complicadas que até a Crefisa se envolveu no meio. Inicialmente, a empresa patrocinadora do Palmeiras foi procurar o clube para saber por que ele não tinha fechado com a Globo. Obviamente, a exibição do clube em TV Aberta na emissora tem impacto para a empresa que paga alto pelo patrocínio.
A dona da instituição financeira, Leila Pereira, ouviu do clube que a emissora tinha proposto uma valor com redução para o clube. Assim, a patrocinadora entendeu e ficou ao lado do Palmeiras, prometendo fazer contatos para ajudar.
A atuação da empresa, no entanto, não é vista como decisiva dentro do clube. A força da Crefisa é que, além de patrocinadora do Palmeiras, é uma forte anunciante da Globo, fazendo propaganda em vários momentos da grade da programação, seja como seu nome ou com a Faculdade das Américas.
Assim, as negociações entre Globo e Palmeiras seguem emperradas. Caso o clube não feche com a Globo, o clube tem um valor mínimo garantido de cobertura do Esporte Interativo pelos direitos de TV Aberta.
Siga o Esporteemidia.com no TWITTER.
Nos acompanhe no GOOGLE+.
Até quando o Palmeiras vai aguentar?tomara que resista, assim outros clubes façam o mesmo.
ResponderExcluirSou contra esse monopólio que existe na TV no ramo esportivo,se o cliente tiver direito de escolha nós saímos ganhando.
ResponderExcluirParabens ao Palmeiras, um dos poucos que não é putinha da Globo.
ResponderExcluirComo eu sou palmeirense vejo q a chance de acordo eh proxima de zero !! Pesam contra a Globo, além do acerto c o Santos, as retaliações de seus canais fechados contra os clubes do EI conforme antecipado por um ex comentarista. Começa a surgir uma esperança de Palmeiras x Bahia ou Coxa ou CAP numa Record ou Redetv
ResponderExcluirAgr, este fator de redução ta dificil de engolir: os 2 clubes queridos da emissora qse nunca passam no canal fechado. Teria redução se fechassem com o EI?? E iria reduzir oq se a TV fechada até 2018 só corresponde a 3% do bolo. E acho que a redução pro Santos chegaria a 40%. Pq o teto do Palmeiras eh 20?? Bem confuso
ResponderExcluir