Colunista critica debate realizado pela ESPN Brasil sobre uma imaginária vinda de Buffon para o Brasil (Reprodução/ESPN) |
A imprensa esportiva brasileira é uma piada. Daquelas mais sem-graça possível. Semana após semana somos bombardeados com situações tão inverossímeis que ficamos surpresos de como é possível chegar tão fundo no poço e ainda assim descobrimos que há um porão.
Todos os canais possuem seus momentos de puro clubismo e parcialidade na análise. É possível identificar em todos eles análises deturpadas e modificadas de acordo com os interesses dos envolvidos, tentando de todo jeito agradar ao time e torcida que trouxer mais repercussão ao programa e canal. Além disso, há discussões propostas que você olha e se pergunta como alguém teve essa ideia estapafúrdia e, pior, como outra pessoa achou boa e levou a frente.
Colunista ainda critica o FOX Sports pelo uso de blackface no 'Jogo Sagrado' (Reprodução/FOX Sports) |
Alipio Jr. @alipioj |
Na última segunda-feira, durante um programa noturno, o ápice da vergonha foi o uso da blackface para falar sobre o Palmeiras. Blackface. Uma rápida pesquisa na “Lei de Jim Crow” ajudará a quem não conhece entender o que significa e a referência a maneira caricatural que comediantes se utilizavam desse recurso para retratar negros nos EUA, em 1832.
Alguns falaram que não há racismo. Alguns acharam que é uma problematização exagerada. Houve até quem citou outras situações que não foram comentadas. Falaremos aqui pois este é um espaço que fala da imprensa esportiva e a situação aconteceu num programa esportivo. É compreensível entender essa relativização num país hipócrita como o nosso em que trata o racismo como algo que não acontece mais. Ledo engano. Não há graça. Não há piada. Não cabe mais esse tipo de situação na sociedade atual.
Abraços e até a próxima.
Siga o Esporteemidia.com no TWITTER.
Nos acompanhe no GOOGLE+.
Ótimo texto, na verdade é muita mesa redonda pra pouco assunto.
ResponderExcluirRealmente muito melhor ver um evento esportivo ao vivo, mesmo que seja Brasileiro Feminino da Segunda Divisão do que esses espetáculos circenses ridículos.
ResponderExcluirEnquanto a Fox Sports não sair do ar, não há chance de o mundo evoluir.
ResponderExcluirQuantos jogos menores de torneios aos quais essas biscates de emissoras possuem direitos (La Liga, PL, Bündesliga, Serie A Tim, Ligue 1, SPL, Primeira Liga, Belga, La Liga 2, Championship entre outros) são ignorados em detrimento de debates malditos e com assuntos inventados para criar polêmica desnecessária?
ResponderExcluirDesde quando debater sobre os mesmos times e jogadores é mais interessante que ver um Real Sociedad x Málaga ou um Southampton x Leicester? E desde quando tratar assuntos que poderiam ser relevantes com descaso ou falta de seriedade é melhor do que analisar imparcialmente?
Se eu fosse o Capeta, me encarregaria pessoalmente de fazer com que esses "jornalistas", "comentaristas", "programas" e "emissoras" ardessem eternamente no lago de fogo do quinto dos infernos. Tenho muita inveja de não ganhar tanta grana pra falar ou escrever burrices quanto o pessoal dessa mídia (ou como diria Carille, "VOCÊS DA IMPRENSA").
Verdade, eu também prefiro ver um jogo da Championship que um 10o programa de debate esportivo na programação.
ExcluirO fundamental é o que o Pedro Henrique disse. É muita mesa redonda para pouco assunto. Por ser mais barato para os canais, infelizmente parece ser uma tendência que não vai acabar, o que é uma pena.
ResponderExcluirSobre a FOX, temos de lembrar que já existiu esse tipo de problema em um comentário do Edilson sobre o Jaílson, e por ele o ex-jogador nem foi contratado pela emissora. E concordo com o racismo disfarçado ou camuflado no Brasil. O que me incomoda nesse caso também é a justificativa de que, pela "zoeira" tudo pode. Essa mentalidade de que "o futebol está chato" é algo que empobrece o debate em todos os sentidos.
Eu não gosto desse Benja, acho arrogante e autoritário no programa da hora do almoço (esse de segunda eu nunca assisti e passo longe). Só que temos de fazer uma justiça. O Fox Sports Rádio é tosco, mas não é tão lamentável como esse Bate-Bola que foi citado no texto. É uma junção de infantilização, fake news e piadinhas sem graça, parecendo feitas justamente para serem printadas e gerar repercussão na internet. E não tiro o Bertozzi desse balaio não; adora ficar fazendo piadinhas e ironias, algo que se tornou comum na ESPN. A FOX já chegou no Brasil com essa mentalidade. A queda da ESPN é ainda mais assustadora, e reflexo desse momento triste do jornalismo esportivo.