Colunista comenta o Guia do Brasileirão da Revista PLacar (Reprodução) |
Questionamentos a parte, temos a edição de Abril, então, apresenta o Super Guia do Brasileirão, que nos primeiros dias de maio tive acesso. De cara me assusta manchetes com previsão de futuro. Você já imaginou sua foto numa rede social com a legenda: “destinado ao desemprego!” ou outra ainda, “trabalha tanto e será recompensado com uma casa nova na praia”. Não faz sentido. Na edição encontro manchetes como “com os dias contatos na primeira divisão”. Como assim? Na obra Os números do futubol, de Chris Anderson e David Sally apontam que em apenas 51% dos jogos os favoritos vencem. Sendo assim, antes da competição iniciar prever o futuro é assumir o risco do engano. É a mesma coisa que narradores enfatizam disputa pelo rebaixamento na quarta rodada, tenha dó mané!
Albio Melchioretto albio.melchioretto@gmail.com @amelchioretto |
E você, ainda acompanha a mídia impressa esportiva?
Siga o Esporteemidia.com no TWITTER.
Nos acompanhe no GOOGLE+.
Tudo bem que a unificação dos títulos do BR foi um presente da CBF mas, sendo ela entidade máxima do futebol tupiniquim (o que não é nenhum fato pra se orgulhar) que a Placar respeite as decisões e aceite os títulos de 59 a 70.
ResponderExcluirEla perdeu o meu respeito quando disse que o Palmeiras era penta (ao invés de enea) e ainda disse, na cara dura, que respeitaria a história e desconsideraria a decisão tomada pela CBF.
Vai entender né. Respeita a história, não reconhece 9 títulos nacionais do Parmera mas reconhece o Mundial dele de 51 e 52 do Fluminense.
ExcluirClube Títulos
ExcluirPalmeiras 9
Santos 8
Corinthians 7
São Paulo 6
Flamengo 5
Cruzeiro 4
Vasco da Gama 4
Fluminense 4
Internacional 3
Grêmio 2
Botafogo 2
Bahia 2
Atlético-MG 1
Guarani 1
Atlético-PR 1
Coritiba 1
Sport 1
Se o Botafogo estivesse no lugar do Cruzeiro, teríamos uma sequência
ExcluirSP-SP-SP-SP
RJ-RJ-RJ-RJ
RS-RS
pra ver como é polarizado o campeonato.
Até meados de 2000, a Revista Placar e o Lance eram os guias primordiais pra quem gosta do futebol brasileiro. Internet e tv paga na época para poucos ainda no país, eram os melhores guias do futebol nacional, porém, a um custo meio salgadinho financeiramente para quem não tinha um poder aquisitivo financeiro bom.
ResponderExcluirCom a evolução das coisas, nem me lembrava mais deles, fui lembrar agora pq li essa matéria.
"E você, ainda acompanha a mídia impressa esportiva?"
Não mais.
Infelizmente a Placar caiu muito depois de que tentou voltar a ser semanal em 2001; ainda teve periodicidade, mas a qualidade, com raras exceções, caiu demais. Acho que uma revista mensal, mais aprofundada sobre o futebol no país, faz muita falta. Também temos de dizer que o brasileiro não se liga tanto nesse tipo de publicação com mais qualidade; em média lê pouco e não tem esse hábito. Mas acho que, mesmo assim, seria ótimo termos uma revista abrangente assim; se não a Placar, alguma outra que ocupe esse espaço.
ResponderExcluirCampeonato brasileiro é de 71 pra cá,o resto é políticagem!
ResponderExcluirNão é o que diz a CBF. Se o órgão máximo diz que vale os anteriores a 71 então vale, assim como pra Fifa não vale os mundiais de 51 e 52 que Palmeiras e Fluminense lutam pelo reconhecimento.
ResponderExcluirEu gosto muito da PLACAR, mas, depois que foi pra carad e voltou para a ABRIL, bichou, os guias sao vergonhosos, excessão para as estatisticas se aproveita pouco. Tabelas publicadas ao longo da revista. Aliasv o GUIA DOS EUROPEUS, este sim, mataram com requintes de crueldade. Um guia de 9 vampeobatos e nenhuma tabela. Kkkkkk
ResponderExcluirTão ridiculo quanto uma revista de receitas e nao publicar nenhuma.
Rodolfo Rodrigues ta sendo uma decepçao a frente da PLACAR, tudo bem que nao depende só dele, mas osso.
Em meados de 92 a 95 PLACAR foi mensal e temática tambem, depois voltou a temas atuais. Espero que aconteça de novo.