O Petraglia, do Atlético Paranaense em entrevista a Transamérica FM soltou uma bomba ao longo da semana. A mudança do calendário brasileiro de futebol a partir de 2020, com o “fim” dos estaduais e o nacional espalhado pelo ano inteiro. Gosto demais da ideia. Otimizar o que é importante e valorizar aquilo que faz sentido. Regionalizar para os pequenos clubes é uma ótima ideia, embora argumentos contrários e bons sejam interessantes. Mas o que chamo atenção não é ao fato, mas ao contexto. As duas grandes mudanças no futebol brasileiro tem ingerência direta do Grupo Globo. Foi este grupo que bancou os pontos corridos e o respeito ao acesso e descenso. E agora, este grupo que banca o fim dos estaduais, se é que a notícia for verdadeira. Mas que força os clubes e a confederação tem, se tudo é gerido pelo canal exibidor?
Colunista faz coro pelo fim dos campeonatos estaduais (Reprodução) |
Over-the-top media services, OTT, sigla para serviços de conteúdo distribuídos por streaming. Com cada vez mais tempo fora de casa venho me rendendo a serviços desta ordem para acompanhar esportes. Esta semana usei três deles, GlobosatPlay; WatchESPN e Fox+. Dos três consegui ver jogos de futebol e NFL. O único inconveniente foi o serviço do grupo Fox. Pesado demais até mesmo para uma internet generosa. Aqui o tripé é fundamental: operadora de televisão; serviço OTT e provedor de internet. Precisamos caminhar a longo prazo para uma qualidade, enquanto cada vez mais serviços piratas ganham espaço.
Albio Melchioretto albio.melchioretto@gmail.com @amelchioretto |
SEM TAÇA, MAS COM RÁDIO: TIMÃO FM
Dia 19 o Corinthians lançará a TimãoFM. A rádio contará com nomes conhecidos, a princípio com transmissão on-line, e com projeto para entrar no dial de São Paulo. Alguns clubes já possuem este serviço, o Grêmio e o Atlético Paranaense, por exemplo possuem espaços no dial de Porto Alegre e Curitiba, respectivamente. O clube do Parque São Jorge já se aventurou com um canal de televisão, na primeira geração, na OiTV, com vendas a la carte, mas o canal não teve o retorno esperado e o grupo parceiro fechou. Agora a tentativa será na rádio. Gosto deste tipo de iniciativa. Porém, a programação devesse ir além da chapa branca, utopia!
O endereço virtual da rádio será http://radiotimaofm.com.br/
Curta nossa página no FACEBOOK.
Siga o Esporteemidia.com no TWITTER.
Nos acompanhe no GOOGLE+.
PELO FIM DOS ESTADUAIS
ResponderExcluirDeve ser criada Série E e F do brasileiro para acomodar os times.
SEM TAÇA, MAS COM RÁDIO: TIMÃO FM
Penhora pra pagar marmita?