(Reprodução/FOX Sports) |
“Vai empoderar os clubes, principalmente os que possuem grandes torcidas. E vai haver uma transformação no mercado, possibilidade de novos players (plataformas de transmissão), mudar o que está aí”, avalia Robinson de Castro, presidente do Ceará. O chefe da diretoria executiva do Fortaleza, Marcelo Paz, concorda e resume a mudança como “protagonismo aos clubes e maior flexibilidade para negociar”.
Os dois, inclusive, já miram uma competição para colocar em prática a nova regra: o Campeonato Cearense de 2021. O contrato de transmissão do Sistema Verdes Mares com os clubes do Estadual se encerra nesta temporada, o que abre espaço para novas negociações a partir do ano que vem. Além de emissoras de TV, os clubes poderiam oferecer o produto para outras plataformas. A MP 984, no entanto, só possui validade por 120 dias, tendo que ser aprovada no Congresso para se tornar definitiva.
Quanto à competições que estão por retornar ou iniciar em 2020, os presidentes acreditam que não será possível gerar novos negócios devido contratos já firmados com emissoras de TV.
A exceção, segundo Marcelo Paz, está nos direitos internacionais do Campeonato Brasileiro, que ainda não estão vendidos. “Se alguém lá fora quiser comprar os direitos internacionais para transmitir Fortaleza e Flamengo, por exemplo, eu posso vender, sem pedir ao adversário”, explica o dirigente. A mesma lógica pode se aplicar a grandes jogos locais para outros mercados (nacionais ou internacionais), na avaliação de Robinson de Castro. “No (campeonato) Cearense, se eu sou o mandante e vou enfrentar o Fortaleza, posso vender (os direitos de transmissão) para alguém, não preciso de autorização”, disse.
Tags
Diversas
Processo parecido ocorre com as Eliminatórias pra Copa do Catar em 2022.
ResponderExcluirAo menos na América do Sul, o direito de transmissão pertence à seleção mandante. Por isso mesmo a Globo ainda não comprou partidas do Brasil como visitante (exceto o jogo contra a Argentina lá).
Athlético, Bahia, Ceará, Fortaleza e Palmeiras. Notaram a semelhança? Clubes não totalmente assinados com a Globo e que possuem canais próprios na internet ou estudam projetos para isso.
Agora quero ver, fora a RGT quem vai querer os estaduais. EI já abandonou o barco no Nordeste, Dazn já está revendo e tentando diminuir valor de campeonatos.
ResponderExcluir