Globo diz que Flamengo não pode transmitir jogos do Carioca em que for mandante

(Reprodução)
Em nota publicada no Globoesporte.com na noite desta quinta-feira (18) sobre a não transmissão da partida entre Bangu x Flamengo, válida pelo Campeonato Carioca, a Globo voltou a comentar a Medida Provisória que altera regras de transmissão de jogos no Brasil.O texto diz que passa a pertencer apenas ao clube mandante o direito de arena e transmissão dos jogos sob seu mando. Hoje, a lei diz que o direito de arena pertence aos dois clubes envolvidos em cada partida. Na hipótese de eventos sem definição de mando de campo, a MP diz que a transmissão dependerá da anuência dos dois clubes.

"Sobre especificamente o jogo entre Bangu e Flamengo, a Globo esclarece que o Campeonato Carioca foi cedido na vigência da lei que exigia a concordância de ambos os clubes participantes do jogo para a transmissão. A nova MP, ainda que seja aprovada pelo Congresso Nacional, não altera essa cessão já realizada, que é um negócio jurídico perfeito, garantido pela Constituição Federal. A Globo não detém os direitos sobre os jogos do Flamengo e por isso não irá transmiti-los. Da mesma forma, o Flamengo não poderá transmitir qualquer um de seus jogos (ainda que seja mandante) porque a Globo é detentora dos direitos de todos os demais clubes participantes do Campeonato Carioca. Ainda que a Globo tivesse os direitos de transmissão do jogo de hoje, não haveria tempo hábil para planejar a segurança das equipes que realizam a transmissão, além do que não está claro se o protocolo proposto pela Ferj é de fato seguro", disse a emissora.

O GE também publicou uma posição da CBF sobre a MP. "A CBF não participou da elaboração da MP. A entidade é simpática à ideia de mais poder de negociação aos clubes e às entidades do futebol, assim como à ampliação do acesso dos torcedores aos jogos. Agora, no Congresso Nacional, todos os envolvidos terão a chance de participar do debate e aperfeiçoar a proposta", disse a entidade.




6 Comentários

O que achou dessa informação? Compartilhe conosco!

Os comentários ofensivos serão apagados.

O teor dos comentários é de total responsabilidade dos leitores.

  1. Em termos de competições nacionais, isso só poderia afetar a partir de 2024, assim que acabarem os atuais contratos do Brasileiro. Ou 2022, quando vence esse contrato da Copa do Brasil.

    Nos estaduais, cada vez mais desinteressantes, talvez a MP, uma vez aprovada, possa ter alguma influência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode afetar já esse ano, um Corinthians x Palmeiras pode passar no Sportv ou Palmeiras x Corinthians pode passar na Turner por exemplo.

      Excluir
    2. acho que não, pois a globo é detentora dos direitos do corinthias e a turner do palmeiras na tv fechada, logo, ninguém passa de ninguém

      Excluir
    3. Não, Diego. Você não pode alterar as condições de contratos que foram firmados durante a vigência da lei anterior.

      Só quando o prazo deles terminarem.

      Excluir
    4. Pode sim, nenhum contrato vai ser alterado, o que vai acontecer é que jogos que nenhum canal poderia transmitir na tv paga agora poderão ser exibidos pela Turner ou Sportv.

      Excluir
  2. Vai dar muita briga ainda, mas com a MP, o Flamengo pode sim transmitir ou escolher quem vai transmitir seus jogos como mandante no Carioca.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem