(Reprodução) |
O placar apontou 4 a 2 para os funcionários da São Paulo Railway, a companhia responsável pela construção e administração da ferrovia Santos-Jundiaí até 1946, contra os amigos da Gaz Company, a empresa responsável pela iluminação municipal.
Poucos, para não dizer nenhum, foram os registros daquele importante acontecimento.
Tudo que sabe até hoje é que o local foi no Brás, na várzea do Carmo, próximo a área de cheia do rio Tamanduateí, em 14 de abril de 1895, por iniciativa de Charles William Miller.
Todas essas informações são conhecidas por causa do trabalho do pesquisador e historiador John Mills, autor de dois livros sobre Charles Miller e inúmeras publicações e entrevistas.
É ele quem apresenta a história ao documentário “Raízes da Bola, Pintando a história do futebol no Brasil”, que estreou na ESPN Brasil no último sábado (22). A direção foi do jornalista Marcelo Gomes, com roteiro de Helvidio Mattos e locução do jornalista Luis Alberto Volpe, em seu último trabalho na televisão.
Há ainda a participação especial de Osmar Santos, o “Pai da Matéria”, homenageado na obra.
O documentário conta com o recurso de acessibilidade de audiodescrição, que permite pessoas com deficiências visuais acompanhem o conteúdo.
A contribuição de Mills vai além das entrevistas concedidas. Ele forneceu toda à pesquisa e conhecimento do tema. Foi também seu último trabalho em vida.
Para aqueles que querem saber mais das raízes paulistanas e do pontapé inicial, com regras, do futebol brasileiro, o documentário explica como Miller foi pioneiro em 1895.
Ele ajudaria alguns anos depois a criar a Liga Paulista, em 1901, e a primeira competição oficial do país, o Campeonato Paulista, em 1902. De lá pra cá, a história é conhecida. Foram cinco títulos de Copa do Mundo, muitos Mundiais dos Clubes, e uma legião de craques, tendo ainda um Rei do Futebol, reconhecido mundialmente, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.
PROGRAMAÇÃO
Raízes da Bola, Pintando a história do futebol no Brasil
ESPN Brasil
Quinta (27), às 22h (de Brasília)
ESPN
Quarta (26), às 20h30, e sexta (28), às 13h
ESPN2
Quinta (27), às 15h30
Com informações da ESPN