Coluna do Professor #338, por Albio Melchioretto

(Reprodução)

GLOBOLIXO E A PERSEGUIÇÃO A ROBINHO (CONTÉM IRONIA...)

A coluna versa sobre o caso da contratação e saída de Robinho do Santos tangenciando o papel da mídia. Por várias vezes, em momentos diferenciados defende-se aqui o papel investigativo da mídia. O fato nem sempre aí-está. Há momentos que é preciso desvelar as camadas de terra colocadas sobre o fato. O esporte muitas vezes aventura-se na obscuridade e muito por conta da passividade de coberturas esportivas. Em vez de crítica é tempo de parabenizar Lucas Ferraz na investigação divulgada no Globo Esporte. Mostrar música de artilheiro é entretenimento e jornalismo esportivo se faz também com investigação e desvelamento dos fatos.

A ótima reportagem do Globo Esporte deixa claro que “A decisão do Tribunal de Milão, de novembro de 2017, ainda não é definitiva e foi contestada pelas defesas do jogador do Santos e de Ricardo Falco, o outro acusado brasileiro no crime”. Diferente dos gritos da defesa jurídica do jogador no Fox Sports, houve cuidado com detalhes. Então, porque a reação destemperada de Robinho contra o Grupo Globo?

Diz o atacante, “Deus tá me preparando para algo muito maior. É nesses ataques que você se aproxima de Deus. Viu o que fizeram com Bolsonaro antes da eleição? Que ele era fascista, racista, que era assassino. Quanto mais batiam no Bolsonaro, mais ele crescia. Estou em paz. O bem sempre vence e a verdade vai aparecer. A gente sabe como a TV Globo é. É uma emissora do demônio. Só ver as novelas e as programações. Vou meter uma camisa quando fizer um gol - Globo Lixo. Bolsonaro tem razão”. (Jornal O Tempo).

Albio Melchioretto
albio.melchioretto@gmail.com
@professoralbio
Segundo o pensador Friedrich Nietzsche, “o homem, em seu orgulho, criou Deus [e os demônios] à sua imagem e semelhança.” Robinho, em seu orgulho cria um demônio e esquece dos momentos de inferno que a vítima sofreu. A nota divulgada fala em imagem do Santos FC, na sua imagem, em prova a inocência, e a vítima? E os áudios onde a vítima é minimizada? Neste momento são todos deuses e a emissora, que fez o seu trabalho, é tratada como lixo? Criar um culpado é mais fácil que a grandeza de admitir a culpa e fazer algo que possa refeverte.

Não é apenas um homem que comentou um crime bárbaro. É um jogador referenciado por colegas de trabalho e ídolo de uma geração. Que imagem o Santos FC e o jogador acreditam que passaram ao público com a contratação de alguém que não mostrou sinais de arrependimento? Fazer jornalismo investigativo não é perseguição Robinho!

Ninguém atinge o patamar que o Grupo Globo atingiu sem um trabalho que prima pela qualidade. Lixo não se torna líder de audiência com uma média maior que a soma de seus concorrentes. Muitas vezes discordo da linha editorial de determinados programas, mas isto não desqualifica o trabalho realizado. As falas de acusação de Robinho e sua advogada no Fox Sports, são discursos que me fazem ter asco. Pode-se muito bem construir um argumento de defesa respeitando a vítima. Mas, em vez de, prefere-se acusara outrem. Como seu eu fosse culpar o computador pelas falhas de redação na coluna. Mas no caso Robinho uma vida humana foi agredida.

O que me deixa profundamente incomodado, para além da crítica ao jornalismo investigativo é a postura dos patrocinadores. A Orthopride tomou a decisão antes do desdobramento na mídia. Outras ameaçaram como cachorros raivosos que pouco mordem. A denúncia contra Robinho é de 2013. A condenação em primeira instância é de 2017. O jogador se entrar em território italiano será preso. Precisou a reportagem do GE para que isso acontecesse?




9 Comentários

O que achou dessa informação? Compartilhe conosco!

Os comentários ofensivos serão apagados.

O teor dos comentários é de total responsabilidade dos leitores.

  1. Acho que se o Robinho for pra Itália não será preso imediatamente, mas sim impedido de deixar o país até o fim do processo.

    De resto, assino embaixo.

    ResponderExcluir
  2. Esse Robinho é um mau caráter que deve pagar por tudo o que fez.

    ResponderExcluir
  3. As leis na Itália são parecidas com as do Brasil. Lá o Robinho foi acusado em 1 instância e aqui a patrulha da justiça xexelenta quer condená-lo a pena de morte.

    Já a mesma patrulha xexelenta defende a inocência e liberdade do sapo barbudo que arregaçou com o Brasil, já condenado em duas instâncias.

    Faça matérias isentas seu bosta. Parabéns Santos! Parabéns Robinho! CHupa Globolixo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CONDENADO.

      Repita comigo: CONDENADO

      Mais uma vez: CONDENADO.

      Repita até aprender.

      Excluir
    2. Seu passador de pano pau no cu.

      Excluir
    3. Condenado mas não em todas as esferas seu arrombado filho da puta. Até todas as chances de defesa serem esgotadas ele não é condenado entendeu seu filho da puta.

      Excluir
    4. Passador de pano? Passador de pau no seu rabo seu arrombado.

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem