(Reprodução) |
ATÉ QUE PONTO A RECORD RIO VALERÁ A PENA PARA O CARIOCA?
O grupo Globo (TV Globo, boa parte da rede, SporTV e Premiere) pagaria mais de R$ 100 milhões para o Carioca. Apenas o contrato da TV aberta, segundo o divulgado em vários veículos, R$ 11 milhões, por ora, apenas alguns estados verão o carioca. TV paga apenas pay-per-view (a negociar com algumas operadoras). Os clubes negociarão via streaming. Existe a esperança de arrecadar mais com a venda do PPV. Mas vale a pena? A exposição da marca ficará restrita. Tudo isso nasce, porque um clube bateu o pé e quis mais dinheiro. Mas, será que a vontade de um prevalece sobre os demais? Os pequenos sofrerão com menor exposição de mídia, por conta da cobertura restrita da RecordTV, sem canais esportivos da TV paga e com uma venda de PPV que de longe, mas de longe mesmo não atingirá os números do Premiere e as operadoras que ele já está presente. Sem exposição, haverá maior dificuldade, a curto prazo de atrair patrocinadores, e a longo prazo, de estabelecer uma ligação afetiva com novos torcedores. Não estou a defender o modelo globo, mas se o monopólio é ruim, fazer futebol sem a “grande parceira” é um negócio de muitos e muitos riscos. Além de tudo, parece que o futebol carioca ainda não entendeu o seu real tamanho no futebol brasileiro, urge superar os delírios de grandeza.
Albio Melchioretto albio.melchioretto@gmail.com @professoralbio |
QUEM QUER SE GRANDE VERDADE..
Na contramão dos delírios de alguns cartolas brasileiros, há dois movimentos internacionais interessantes. Há um discurso e estudos em andamento da fusão de duas ligas. Um movimento está na Europa, Holanda e Bélgica, estudam fundir as duas competições nacionais e na mesma lógica, na América Norte, MLS e Liga MX pensam num mesmo movimento. A MLS já conta com equipes canadenses. Na defesa da fusão, o argumento de produto forte com maior valor midiático é ótimo argumento. Não é questão de elitização da competição, mas valorização do produto em todas as escalas, seja no reconhecimento mundial, seja na valorização das pequenas equipes.
TESTAMOS O SPORT FLICK
A coluna testou ao longo da semana o OTT Sport Flick, em Android TV. O serviço de streaming conta com Cricket, lutas e futebol. Parte dos serviços são vendidos em PPV, todo menu em português. No futebol a Liga Primeira, da Nicarágua, está free e é o “carro-chefe”. Narração em inglês. Se houver algum leitor aficionado pelo futebol nicaraguense, os jogos também são mostrados na língua mater no YouTube. Pelos testes, a Sport Flick apresentou vários travamentos, e no YouTube, uma transmissão lisa o tempo inteiro. Ambos testados em uma conexão de 100 Mpbs/fibra.
Oi Albio , sobre essa SportFlix , seria interessante se ela focasse apenas em esportes gerais , assim teria um público legal, gosto de futebol mas o fato é que por ser fã de diversas modalidades esportivas , a tv está carente . Por exemplo , o Sportv todo mês transmitia esportes de inverno , agora não há mais nada (como eu queria ter acesso ao EuroSports ou Sky Sports).....Existe um cardápio gigantesco , que eu pensei que a DAZN Iria passar , mas nada ...
ResponderExcluirFiz uma lista de vários eventos esportivos que estão longe da tv .
Libertadores de Futsal e de futebol de areia
Europeu de Futsal e Futebol de Areia
Mundial de Ciclismo Bmx, estrada, montain bife
Mundial de Esgrima
Etapas de ginástica artística e rítmica
Etapas de judô
Liga Americana de Natação
Brasileiro de Natação
Rugby Sevens, liga europeia
Etapas de Skate
Vários torneios de esportes radicais da Redbull
Algum torneio de automobilismo
Brasileiro de Surf
Liga Americana de Atletismo
Liga Americana de Natação
Liga dos Campeões de Vôlei (masc e fem)
Italiano de Vôlei (masc e fem)
Mundial de Snowboard
Mundial de Biathlon
Mundial de Bobsled, de Skeleton, Luge
Mundial de Patinação em Velocidade
Mundial de Patinação Artística
Mundial de Curling
Mundiais de Esqui
Mundial de Hóquei
Mundial de Canoagem
Mundial de Handebol
Mundial de Hipismo
Mundial de Críquete
Mundial de Beisebol
Mundial de Montaria
Circuito Mundial de tênis de mesa, que até os anos 90 a ESPN transmitia.
ExcluirVerdade!!!
ExcluirEsse lance da Globo de proposta para todas as midias delas de forma exclusiva é o que atrapalha. Ela podia entrar com Premiere e Sportv , e a Record ter seu jogo exclusivo por rodada ,
ResponderExcluirÉ a mesma opinião do maquina do esporte,site que chora pelas 'organizações" não ter mais libertadores,mas vamos falar a verdade,que grande parte da imprensa não diz:A poderosa paga mais do que vale os regionais.Ela faz isso pra minar a concorrência, ou vocês acham que o paulistão vale 187 mi e o carioca 100 mi,com o nivel atual.
ResponderExcluirCARIOCA
ResponderExcluirNão da pra entender a lógica desse colunista. Em 2020 foi a RGT que rompeu com o Campeonato Carioca no meio do caminho, por birrinha com o Flamengo. Pq os demais clubes teriam que aceitar ela, alegando ser vantajoso, uma emissora que abandona o campeonato e mais 11 times no meio do caminho por causa de uma birrinha com o filhote? Estão mais do que certo em negociar com outros canais. Falando da exposição de marca dos patrocinadores, que adiante fechar com um canal piá de prédio, se ele resolve levar a bola pra casa porque brigou com um amiguinho e não quer mais brincar?
QUEM QUER SE GRANDE VERDADE..
Uma furada. Que criem uma competição pra concorrer com a Concachampions, campeonato nacional com uma fusão nesses moldes México/EUA vai ser uma piada.
TESTAMOS O SPORT FLICK
Se houver algum leitor aficionado pelo futebol nicaraguense, os jogos também são mostrados na língua mater no YouTube. Pelos testes, a Sport Flick apresentou vários travamentos, e no YouTube, uma transmissão lisa o tempo inteiro. Até a temporada passada era assim, agora só o campeonato Sub-20 é transmitido no YOUTUBE. Inclusive coloco todos os jogos da agenda deles aqui no site.