Nos últimos dias tive a oportunidade de acompanhar bastante futebol alternativo, muitas vezes melhor que o nível da Copa América. Acompanhei um jogo pela eliminatória da Copa Árabe, que é um evento teste para o Qatar-22? O jogo foi transmitido pelo canal da FIFA TV no YouTube, o encontro entre Mauritânia vs. Iêmen. Interessante notar que o futebol alternativo ganhou espaço nas mídias sociais.
Há vantagem em acompanhar esse tipo de confronto que está longe do apelo do público. O faço para estudar estratégias táticas. A simplicidade do confronto dinâmica de jogo permite entender melhor as linhas em campo; o posicionamento dos jogadores e as variações táticas que acontecem durante o embate. Mauritânia e Iêmen foi a pedida perfeita. Seria muito mais difícil fazer as mesmas análises de um jogo de primeira divisão de um torneio de grande linha, onde o volume de alterações e movimentações é grande. Para um olho destreinado, o simples ajuda.
Albio Melchioretto albio.melchioretto@gmail.com @professoralbio |
Usando da mesma lógica poderíamos dizer que ex-jogador de futebol não pode criticar jornalistas porque não tem conhecimento empírico da comunicação social. Limitar a crítica ao experimento é mediocridade (des)promove uma forma reducionista de se entender o mundo. Do reducionismo para chegar ao negacionismo é um passo. Quando o ex-jogador de futebol afirma que apenas o conhecimento empírico permite a análise adequada do futebol, ele está negando outras formas de conhecimento sobre os estudos e a competência intelectual de análise.
Pela mesma lógica de Lenny seria impossível entender Mauritânia vs. Iêmen. Sequer fazer uma análise tática do jogo. Para isso teríamos que recorrer, pelo menos para um jogador do nível de Lenny. Analisar o futebol é uma junção de um conhecimento empírico que pode nascer da experiência de campo. Mas também há a experiência da observação, e a fundamentação intelectual e acadêmica. O conhecimento não é o único, existem múltiplas formas de atingi-lo. Os saberes não se restringem a experiência, mas parte da multiplicidade dos saberes para se construir uma verdadeira reflexão. O conhecimento do múltiplo é emancipatório.
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