Público acompanhando um dos duelos do Campeonato de Golzinho da Galícia (Foto: Globo/Divulgação) |
O campo tem um desenho longe de uma forma geométrica. Não se pode dizer que é um quadrado, nem um retângulo, tão pouco um pentágono. É uma formação em que a lateral é ocupada pelo torcedor, na verdade vários torcedores que acompanham as partidas literalmente em cima do lance e lotam o coração da Favela do IAPI da Galícia, no bairro do Brongo, em Salvador, na Bahia. Por lá acontece, entre os meses de setembro e março – refletindo a agenda da Liga dos Campeões – o Campeonato de Golzinho da Galícia, o torneio mais inusitado do futebol brasileiro. O ‘Esporte Espetacular’ foi até a capital baiana e começa a exibir neste domingo, dia 16, em três episódios, não só o que cerca a competição e suas disputas, mas também as rivalidades, o orgulho de representar a comunidade; e a história de brasileiros que fazem da Várzea uma realização e a vida.
São dezoito times inscritos e alguns deles com estrutura de treinador, diretoria e até roupeiro. Três jogadores para cada lado. E mais de mil pessoas se espremendo em um campo no qual se manter focado é uma missão quase impossível. O repórter Kiko Menezes conta a história de alguns jogadores que chegaram a tentar a vida nos campos e hoje fazem da várzea o seu sustento e a fama dentro da comunidade.
O Esporte Espetacular deste domingo começa às 10h, com a apresentação de Lucas Gutierrez e Karine Alves, que substitui a titular Bárbara Coelho durante a cobertura da Copa do Mundo Feminina.