Na tela, os jogadores apareciam menores, com o enquadramento cobrindo mais área do gramado (Foto: Reprodução/Twitter) |
Se você acompanhou a transmissão da partida entre Palmeiras x Atlético/MG na noite desta quarta-feira (9), pelas oitavas de final da Libertadores, certamente estanhou o posicionamento da câmera principal que foi colocada em um ângulo mais aberto. Com isso os jogadores apareciam menores, enquanto quadro cobria mais área do gramado.
Na Globo, o narrador Luis Roberto falou duas vezes sobre o tema na própria transmissão. A primeira aos 12 minutos do primeiro tempo, e aos três da etapa final.
"Com a câmera mais no alto do que você habitualmente está acostumado das transmissões aqui na casa do Palmeiras. A Conmebol fez uma escolha de colocar essa câmera principal muito no alto, mais do que você está habituado nas transmissões que produzimos em jogos da Copa do Brasil, Brasileirão entre outras competições", disse.
O portal UOL entrou em contato com a Conmebol que disse apenas que o posicionamento da câmera é "um tema técnico".
No Manual de Clubes 2023 da Libertadores, a entidade estipula que a principal câmera do jogo tenha cobertura em "plano geral". "Esta câmera deve ser colocada no suporte principal, situado exatamente, e sem exceções, na linha central do campo de jogo, coberta e afastada do sol. É utilizada para proporcionar a cobertura principal do jogo. O descumprimento da posição da câmera 1 poderá resultar na abertura de processo disciplinar", diz o documento.