Reprodução |
O maior campeonato de futebol entre favelas do mundo chega ao seu momento decisivo. A TV Globo transmite neste sábado, dia 18, logo após o 'Jornal Hoje', as finais regionais dos torneios masculino e feminino da 'Taça das Favelas', competição idealizada pela Central Única das Favelas (CUFA), em nove estados do Brasil. No Rio de Janeiro, em São Paulo e em Minas Gerais, as finais serão exibidas pela TV Globo, a partir das 14h. Por conta da transmissão das partidas, neste dia excepcionalmente não será exibido o filme da 'Sessão de Sábado'. Outros seis estados brasileiros - Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Paraná e Rio Grande do Sul – também conhecerão os campeões, logo depois do 'Jornal Hoje', com transmissão ao vivo das afiliadas da Globo espalhadas pelo país.
O Estádio de Moça Bonita, em Bangu, será o palco das finais cariocas do torneio. Antes de a bola rolar, o 'Globo Esporte' apresenta a competição e traz ao vivo as últimas informações dos finalistas, direto do gramado. Mais tarde, às 14h, a rodada dupla começa com a disputa feminina pelo título entre o Complexo da Coreia e o Corte Oito, com a narração de Dandan Pereira e os comentários de Renata Mendonça e Paulo Nunes. Na sequência, os times do Complexo da Penha e do Jacarezinho duelam para definir o campeão entre os homens. Gustavo Villani narra o confronto, com os comentários de Roger Flores e Grafite. No campo de jogo estarão os repórteres Bruno Côrtes e Juliano Lima, enquanto Diego Moraes acompanha as decisões no meio das torcidas.
A decisão carioca da Taça das Favelas marca também o início da parceria do sportv com a CUFA, através do projeto 'Doe Gols', que beneficia os jovens do Brasil com a doação de três pares de calçados a cada gol marcado nas edições masculina e feminina do Campeonato Brasileiro. Neste sábado, um chuteirão simbólico do projeto será entregue aos capitães das quatro equipes finalistas, garantindo a doação total de 256 pares de chuteiras aos jogadores que estarão em campo e também para as equipes cariocas que disputaram as semifinais.
Em São Paulo, os jogos decisivos acontecem no Estádio do Canindé, na capital paulista. No duelo feminino, Paraisópolis, que vai em busca do bicampeonato, e Campanário de Diadema reeditam a final da última temporada. A narração é de Natália Lara e os comentários Ana Thaís Matos e Richarlyson. No masculino, o Campanário também é finalista e vai enfrentar o time de Cidade Tiradentes. A partida está prevista para começar logo depois do feminino, às 15h40. Everaldo Marques conta a história da decisão, com as análises de Alline Calandrini e Caio Ribeiro.
Já em Belo Horizonte, o narrador Rogério Corrêa e os comentaristas Henrique Fernandes e Fábio Junior comandam a transmissão das finais que acontecem no Mineirão. No feminino, estarão frente a frente novamente, assim como na última edição, as equipes do Alto Vera Cruz e o Aglomerado Santa Lúcia. Logo depois, entram em campo os times masculinos da Vila Tiradentes e da Pedreira Prado Lopes para definir quem fica com a taça.