Reprodução |
A Rede 21, também conhecida como Canal 21, é uma rede de televisão brasileira lançada em 21 de outubro de 1996. Inicialmente, transmitia apenas em São Paulo, mas posteriormente expandiu sua cobertura. Após um período de ausência, a Rede 21 retornou com seu antigo nome de fundação, Canal 21, em setembro de 2023. Na atual fase o canal retransmite Terraviva e dois eventos esportivos do canal mãe, Band. Cogitou-se transformá-la em canal esportivo, mas o processo flopou, mesmo com pilotos e divulgação feita.
O canal está em operação, via TV aberta, para o Estado de São Paulo, e poucas cidades pelo Brasil, porém, está disponível via TVRO e Nova Parabólica, para todo o país, além de presença na Sky e outras operadoras menores.
Canal que pertence ao grupo Bandeirantes. Ele acerta em mostrar no canal jogos da Liga Saudita e Nascar Cup Series.
Mesmo em um canal esquecido no LineUp, a estratégia de um canal secundário é oportuna para a ampliação da audiência. A transmissão de eventos esportivos populares como a Nascar atrai um público diversificado. Ao exibir essas competições, a Band pode alcançar telespectadores interessados em automobilismo e esportes em geral. Qualquer audiência é maior que o traço gerado pelos bois.
Com isso, conquista-se uma variação de conteúdo. Muitos anos o canal foi palco de tele cultos, após várias transformações. Agora há um nicho dado pelo esporte. Por ora há parcerias estratégicas e elas fortalecem a posição do Canal 21 como uma opção relevante para os fãs de esportes. Porém, urge pensar uma possibilidade além, alcançando outras possibilidades.
Mas, nem só de Sauditão e Nascar viverá um canal, e agora? O que se pode esperar?
Sobre o autor:
Prof. Dr. Albio Fabian Melchioretto (www.albiofabian.com). Doutor em Desenvolvimento Regional. Professor pesquisador ligado a Faculdade SENAC Blumenau.
Tags
Colunistas