Divulgação/Globo |
A transmissão dos Jogos Olímpicos de Paris deste ano na Globo terá um marco histórico. Pela primeira vez um comentarista trans fará parte da cobertura da empresa no maior evento esportivo do planeta. Luca Kumahara, atleta do tênis de mesa que disputou três edições olímpicas (2012, 2016 e 2021) entre as mulheres e se tornou uma referência do país na modalidade, iniciou no ano passado o tratamento hormonal no processo de transição de gênero. Nos Jogos Olímpicos deste ano, fará sua estreia analisando os jogos.
"É um desafio, a primeira vez que irei comentar. Mas de certa forma é também um reconhecimento por tudo que já vivi, conquistei e represento dentro desse esporte ser escolhido para comentar essa modalidade. Claro que é muito importante para a questão da visibilidade, de pessoas trans ocuparem mais espaço, e acho que essa oportunidade mostra muito isso", ressalta Luca Kumahara, de 28 anos.
Em Paris, o Brasil estará representado no tênis de mesa nas equipes masculina e feminina. Além disso, Hugo Calderano há alguns anos está no top-10 no ranking da modalidade, sendo candidato a brigar por uma medalha que seria inédita para o país. "A expectativa é muito boa. Claro que o resultado nunca é garantido, mas de um modo geral, acho que temos atualmente a melhor geração do tênis de mesa do Brasil competindo e podemos ter boas perspectivas de ver os nossos representantes alcançarem feitos inéditos nesta edição dos Jogos", avisa o comentarista.