Foto: James Black |
Neste domingo (23), a Fórmula Indy volta à Califórnia para a disputa do GP de Laguna Seca. Uma das pistas mais famosas do automobilismo mundial recebe o novo líder do campeonato, Will Power, assim como o brasileiro Pietro Fittipaldi. A TV Cultura transmite a prova a partir das 19h, com narração de Geferson Kern e comentários de Bia Figueiredo.
Campeão da Indy em 2014 e 2022, Will Power foi o protagonista em Road America depois de vencer sua primeira corrida em dois anos. O australiano comemorou a vitória ao lado do filho e da esposa, Liz, que foi diagnosticada com uma doença rara logo depois do segundo título do piloto e correu sério risco de vida.
Na edição de 2023, também no circuito de Road America, Power sofreu um acidente nos treinos devido ao estresse com uma recaída da esposa. Ele até mesmo considerou deixar as pistas para cuidar do filho, caso o pior acontecesse, mas um ano depois, os três voltaram a Elkhart Lake para comemorar mais uma vitória de Power.
Agora, todos os olhares se voltam para Monterey. Mundialmente conhecida pelas vinícolas, a reputação da cidade também deve muito ao circuito de Laguna Seca. A pista foi inaugurada nos anos 50, e seu maior atrativo é uma das cinco curvas mais famosas do mundo: a Corkscrew, ou Curva do Saca-Rolhas, um S que tem uma diferença de 18 metros da primeira para a segunda perna, o equivalente a um prédio de seis andares.
Neste domingo, a bandeira do Brasil volta a ter Pietro Fittipaldi como único representante na pista. Esta será sua primeira vez correndo pela Indy em Laguna Seca. Hélio Castroneves, que chegou a disputar os GPs de Detroit e Road America depois de tentar a quinta vitória nas 500 milhas, retoma a posição de chefe da equipe Meyer Shank, onde é sócio. O jovem piloto estadunidense David Malukas assume seu lugar no cockpit.