Divulgação/Globo |
Paris é logo aqui! Durante os Jogos Olímpicos, a Globo vai oferecer uma experiência inédita e inovadora para o público acompanhar o maior evento esportivo do planeta. Um estúdio supermoderno que estará à disposição de apresentadores, narradores e comentaristas, tem a missão de aproximar a Cidade Luz dos brasileiros. Em um evento realizado nesta terça-feira, dia 23, imprensa e influenciadores puderam conferir em primeira mão tudo que os telespectadores conhecerão a partir de sexta-feira, dia 26, quando acontece a Cerimônia de Abertura e estreiam os programas ‘Ça Va Paris’, no sportv, e ‘Central Olímpica’, na TV Globo.
Os convidados foram recebidos pelo chef francês Claude Troisgros, que preparou uma refeição típica francesa, com toques brasileiros, para recepcioná-los, ao lado de seu fiel escudeiro, Batista. Na sequência, o grupo bateu um papo com os apresentadores Tadeu Schmidt e Fernanda Garay, da ‘Central Olímpica’; Andre Rizek, do ‘Ça Va Paris’; Everaldo Marques e Natalia Lara, que representaram os narradores da TV Globo, que estarão do estúdio olímpico; e o comentarista de canoagem Fernando Fernandes, que é um dos mais de 100 comentaristas contratados pela Globo para enriquecer ainda mais as transmissões dos Jogos. Por fim, os convidados conheceram os detalhes do estúdio, apresentado por Renato Ribeiro, Diretor do Esporte da Globo; e Fernando Alonso, Diretor de Pós-Produção e Design da Globo.
Estúdio Olímpico
Combinando conteúdo e tecnologia, a Globo criou a “nossa Paris” e a levará para a casa dos brasileiros, todos os dias, durante as próximas semanas. A partir do conceito de estúdio virtual, com tecnologias de ponta utilizadas em superproduções ao redor do mundo, o público será transportado para a Cidade Luz. Estes recursos serão somados à altíssima qualidade de som e imagem, com transmissão em 4K HDR e som surround Dolby Atmos, oferecendo uma experiência imersiva para as transmissões das Olimpíadas.
“Esse é o jeito Globo de se manter na vanguarda das transmissões esportivas, aliando a criatividade dos nossos talentos, na frente e por trás das câmeras, ao que há de mais moderno na indústria de mídia. O nosso objetivo é promover uma imersão ultrarrealista, fazendo com que os brasileiros se sintam dentro das Olimpíadas”, explica Paulo Rabello, Diretor do Hub de Operações de Conteúdo da Globo.
Construído nos Estúdios Globo, o espaço será o coração da cobertura e vai sediar a programação diária da TV Globo, incluindo a transmissão das competições e o programa ‘Central Olímpica’, além do ‘Ça Vá’, do sportv. Será a partir da vista da Torre Eiffel para a cidade de Paris que narradores, apresentadores, comentaristas e convidados vão levar as informações para os amantes do esporte. O estúdio conta com uma reprodução em 3D da capital francesa, levando ao público de casa a visão que visitantes têm na experiência presencial na Torre. Desenvolvida em 16K, com a mais avançada tecnologia para reprodução em tempo real do local, ela simula o movimento do sol, clima, iluminação, e toda a vida da cidade.
“Este estúdio é o nosso xodó e superou qualquer expectativa que tínhamos. Foi um trabalho longo, de praticamente dois anos, que envolveu muitas áreas da empresa e eu só posso agradecer às parcerias. A turma da tecnologia perguntou onde nós queríamos estar. No mundo dos sonhos, queríamos estar dentro da Torre Eiffel. Então, eles nos ofereceram ir para dentro da torre, só que de outra maneira. E aí nasceu o projeto de criar a ‘nossa Paris’, toda em realidade virtual. Estamos muito felizes com o resultado e aguardando o dia da estreia”, avisa Joana Thimoteo, Diretora de Transmissões Esportivas e Gestão de Elenco do Esporte da Globo.
Através da tecnologia que une o mundo real ao virtual em um ambiente com quase 150 m2 de LED em alta resolução, o espaço faz com que o público se sinta dentro de Paris. As câmeras integradas possibilitam a inserção de elementos em determinados espaços do cenário, a partir de imagens captadas ou geradas por computador, combinando elementos de Realidade Aumentada e iluminação. Todos sincronizados em tempo real para criação e reprodução de espaços e cenários ultrarrealistas. Essa capacidade de customização do local e rápida adaptação possibilita que cada programa tenha uma identidade visual própria.
“Criamos um ambiente extremamente dinâmico e flexível, equipado com soluções disruptivas que apoiam o conteúdo e possibilitam que ele crie grande conexão e impacto. Entre os destaques, estamos integrando todo este desenvolvimento com uma tecnologia de Produção Virtual, utilizada pelo cinema e mercado publicitário. Nela, aplicamos o padrão da Globo de excelência para produzirmos uma ambientação completa de Paris nos programas, tendo sempre o propósito de fazer a tecnologia ajudar nossos profissionais a contar as histórias que acontecem ao longo do maior evento de esportes do planeta”, detalha Fernando Alonso, Diretor de Pós-Produção e Design da Globo.
O estúdio olímpico também contará com recursos de Inteligência Artificial, usada para transformar fotos e vídeos feitos por satélite em projeção 3D que serão usadas nas imagens para voos virtuais panorâmico sobre a cidade, indo do estúdio, na Torre, para as arenas.
Já o analisador Tático e analisador de movimentos, desenvolvido por um time de especialistas, serão integrados ao cenário através de Realidade Aumentada, para levar análises e detalhes dos jogos e modalidades. Outra inovação será o uso do Gaussian Splatting, nova técnica que permite recriar elementos em 3D através de capturas feitas em 2D, aproximando o público dos astros e protagonistas do evento.
A resolução de imagem é outro diferencial da cobertura da Globo. As transmissões no sportv 2 serão em 4K HDR com som imersivo Dolby Atmos, levando ao público uma experiência bem próxima da vivenciada nas arenas, com maior qualidade de imagem e sensação de realismo.