Foto: Reprodução/YouTube |
A conquista do tetracampeonato mundial de futebol, em 1994, teve grandes e importantes personagens, entre eles o capitão daquele time. O sportv exibe a partir desta quinta-feira, dia 19, às 20h, a série ‘Brasil vs Dunga – Futebol em Pé de Guerra’, uma coprodução do canal com a Pindorama Filmes. Dirigida por Fernando Acquarone, com produção de Estêvão Ciavatta, a obra mergulha na carreira deste herói improvável, que despontou nos campos de várzea do Rio Grande do Sul para se tornar um dos poucos homens a erguer a taça em uma Copa do Mundo. Da “Era Dunga” à glória do tetracampeonato, passando pelo ofício de treinador, Dunga teve uma vitoriosa carreira marcada por altos e baixos, triunfos e polêmicas, desafiando as previsões de que ele jamais seria um jogador de futebol.
“O título da série dá o clima da batalha que o Dunga travou com torcedores e imprensa ao longo de toda sua carreira. Procuramos explorar esse arco dramático digno de montanha-russa, revelando os bastidores de quem passou mais de quatro décadas defendendo a seleção brasileira. A conquista do Tetra foi o que pavimentou o caminho para uma nova era do futebol brasileiro e ele foi um dos grandes responsáveis por essa retomada. Por isso foi uma experiência incrível poder voltar no tempo, contar essa história e conhecer seus protagonistas pessoalmente. E, para nossa surpresa, conhecemos um Dunga engraçado, descontraído, acessível e extremamente generoso com os mais necessitados, uma pessoa totalmente diferente do que se perpetua na imprensa. Tenho certeza de que o público vai se surpreender também”, diz o diretor Fernando Acquarone.
O episódio de estreia mostra o início de sua carreira, o surgimento no Internacional, as passagens por Corinthians, Santos, Vasco e o sucesso nas categorias de base da seleção brasileira, onde já demonstrava liderança. A série mostra ainda a idolatria da torcida da Fiorentina por ele, suas primeiras convocações, o primeiro título, a Copa América de 1989 e o fracasso no Mundial um ano depois, que marcou o início da “Era Dunga”, época marcada pela eliminação para a Argentina de Diego Maradona.
Na sequência, “Brasil vs Dunga – Futebol em Pé de Guerra” aborda a dramática participação do Brasil nas eliminatórias de 1993, que expôs ainda mais a difícil relação do jogador com a imprensa, algo que passou a se repetir com mais frequência anos depois, quando Dunga se tornou treinador da seleção brasileira. Já o último capítulo foca na conquista do tetracampeonato em 1994, uma história de superação e alguns dos desafios enfrentados por aquele time que tinha ele como capitão e referência. O pós-carreira e a ligação com a seleção brasileira, agora não mais como comandante dentro de campo, mas fora dele, como treinador da equipe.
Ao longo dos três episódios, a série conta com depoimentos dos tetracampeões Bebeto, Ricardo Rocha, Zinho, Mauro Silva, Taffarel e Cafu; do italiano Roberto Baggio; dos treinadores Carlos Alberto Parreira, Jair Pereira e Sebastião Lazaroni; dos jornalistas Paulo Vinicius Coelho, Galvão Bueno, Juca Kfouri, Alex Escobar e Sérgio Xavier Filho; além de relatos de sua mãe Maria Verri e da irmã Regiane Verri.
“Brasil vs Dunga – Futebol em Pé de Guerra” estreia nesta quinta-feira, dia 19, às 20h, no sportv, que exibe em sequência os dois primeiros episódios da série. O capítulo final será exibido no canal no dia seguinte, a partir das 23h. Todos os episódios também estarão disponíveis para os assinantes no Globoplay.
Canal exibe outras séries e documentários na ‘Sessão sportv’
Além de “Brasil vs Dunga – Futebol em Pé de Guerra”, o sportv vem exibindo, desde o início da semana, outras séries e documentários esportivos dentro da ‘Sessão sportv’. Estão na lista das atrações: o original Globoplay “A Mão do Eurico”, que conta a história do dirigente vascaíno; a série “A Dream Comes True”, que revela os bastidores da montagem do time do Bayer Leverkusen, campeão invicto da temporada 2023/2024; o documentário “Botafogo e Seus Heróis Improváveis”, que relembra a conquista do título da Copa Conmebol de 1993. Já “Maestro Junior” revive o retorno do ídolo rubro-negro ao clube em 1989; e o filme “Magro de Aço” mostra a trajetória do zagueiro Ronaldo Angelim desde o futebol amador até o gol do título do Campeonato Brasileiro de 2009.