Foto: Manoella Mello/Globo |
Léo Batista, uma das vozes mais emblemáticas da televisão brasileira, faleceu neste domingo (19) aos 92 anos. O jornalista estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Rios D'Or, no Rio de Janeiro, desde o dia 6 de janeiro, devido a um quadro de desidratação e dores abdominais. Após a realização de exames, foi diagnosticado um tumor no pâncreas.
Nascido em 1923, em Cordeirópolis, São Paulo, João Baptista Bellinaso Neto, conhecido profissionalmente como Léo Batista, iniciou sua carreira no rádio aos 15 anos. Em 1952, mudou-se para o Rio de Janeiro para trabalhar na Rádio Globo, onde foi o primeiro a noticiar o suicídio do presidente Getúlio Vargas, em 1954.
Em 1970, Léo Batista ingressou na TV Globo, tornando-se um dos principais nomes do jornalismo esportivo brasileiro. Foi o primeiro apresentador do "Jornal Hoje" e do "Esporte Espetacular", além de ter comandado o "Globo Esporte" por várias décadas. Participou de coberturas históricas, incluindo 13 Copas do Mundo e 13 Jogos Olímpicos.
Léo Batista deixa um legado inestimável para o jornalismo esportivo e para a comunicação brasileira. Sua voz inconfundível e seu profissionalismo serviram de inspiração para gerações de jornalistas.