![]() |
Foto: Instagram/Gustavo Zupak |
Durante a transmissão da partida entre Athletico Paranaense e Paysandu, válida pela primeira rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, na noite desta sexta-feira (4), o comentarista Gustavo Zupak, dos canais ESPN, acabou cometendo uma gafe ao comentar um suposto elogio do craque Lionel Messi ao meia Bruno Zapelli, do Athletico. A informação, no entanto, era falsa e foi originada a partir de um vídeo manipulado com uso de inteligência artificial.
O lance que originou o comentário aconteceu ainda no primeiro tempo, quando Zapelli abriu o placar para o Furacão. Na sequência, Zupak fez uma observação curiosa e aparentemente elogiosa, com tom bem-humorado, destacando o suposto reconhecimento do camisa 10 argentino ao talento do jovem meio-campista.
"Um tal de Lionel Messi deu entrevista e foi perguntado sobre o futuro da seleção argentina. O Messi falou que tem alguns jogadores, jovens, que gosta muito. Por exemplo, o Bruno Zapelli. O Messi vê futuro no Zapelli. O jogador ganhar elogio do Messi é tipo eu ganhar elogio do Rogério Voughan. É para ganhar o dia", brincou o comentarista com o narrador da partida.
A fala logo repercutiu nas redes sociais, especialmente entre torcedores do Athletico, que identificaram a origem do vídeo citado por Zupak. O conteúdo foi produzido por uma conta anônima no Instagram chamada "seios cap", mantida por um torcedor rubro-negro, e mostrava uma montagem de Messi mencionando Zapelli ao lado de outros jovens argentinos como Echeverri e Thiago Almada. O vídeo era totalmente falso, gerado por inteligência artificial.
Na gravação manipulada, Messi supostamente dizia: "Creio que há muitos jovens talentos na Argentina, que têm potencial de ocupar esse lugar. Já tive a oportunidade de treinar com alguns no ano passado. Gosto muito do Bruno Zapelli, por exemplo, demonstrou ser um jogador com uma grande visão de jogo e habilidade. Echeverri, Almada... Temos muitos jovens promissores."
Ao ser alertado sobre a inveracidade da informação, Zupak não hesitou em se retratar durante o intervalo da partida.
"Fui alertado que essa minha história é manipulada por inteligência artificial. O vídeo que eu vi é manipulado, eu caí na fake news. O Zapelli não foi elogiado pelo Messi, embora merecesse pelo gol que fez", reconheceu o comentarista.
Apesar da confusão, o comentário virou motivo de brincadeira entre os torcedores e reacendeu a discussão sobre os cuidados que jornalistas e comunicadores precisam ter diante do avanço das deepfakes e conteúdos falsos gerados por inteligência artificial. Por outro lado, a repercussão também acabou valorizando o bom desempenho de Bruno Zapelli, que começou a Série B em grande estilo, marcando o primeiro gol do Athletico na competição.